Tuesday, 20 July 2010

Novas aquisições




De tempos em tempos eu busco novos títulos para ampliar a minha - pequena e incipiente - biblioteca especializada em arquitetura teatral e congêneres. No final de semana comprei três novos livros. Compro sempre na Amazon - que é a melhor loja online para aquisição de livros importados em inglês (lembrando que livros NÃO pagam imposto de importação, e que a opção de frete internacional standard não é tão cara - se você não tiver pressa). O preview do conteúdo foi ampliado, e algumas obras têm capítulos inteiros para serem desfrutados online.

É o caso deste livro aqui:
Theatre Buildings: A Design Guide. Com uma abordagem técnica e prática, a marca da Association of British Theatre Technicians e a colaboração de um time de especialistas ingleses (os melhores do mundo, na minha modesta opinião), o livro está sendo publicado pela Routledge (a mesma editora de Architecture, Actor and Audience, de Iain Mackintosh), e parece ter um conteúdo ainda melhor que o Buildings for the Performing Arts do Ian Appleton, ou o Theatre Planning do Roderick Ham (que já tem mais de trinta anos). Os estudos de caso - 28 diferentes teatros, entre os mais importantes do mundo - são talvez mais significativos que os exemplos de George Izenour no seu livro Theatre Design - que não é mais a grande referência que foi um dia. Os capítulos incluem assuntos que estão na ordem do dia - acessibilidade e sustentabilidade, por exemplo, além de todos os aspectos dos sistemas ambientais já conhecidos: espaços serventes e servidos (incluindo áreas administrativas e técnicas, salas de ensaio, depósitos etc), projeto de palco e platéia, mecânica cênica, iluminação, eletroacústica e muito mais.

Como ainda não tenho o livro em mãos (o lançamento está sendo feito por estes dias), me baseei no que eu vi no site da Amazon. Depois que o livro chegar eu confirmo se é isso tudo mesmo - ou não.


No comments:

Post a Comment